Transparência na internet - apesar de tudo uma visão otimista

O uso massificado da World Wide Web, comummente conhecida como “internet” levou a um crescimento exponencial da informação nela disponibilizada. A facilidade com que hoje em dia qualquer pessoa tem acesso a poderosos processadores colocados em todo o tipo de dispositivos, dos quais os telemóveis são o melhor exemplo, permite que qualquer um com um mínimo de conhecimento consiga publicar informação em texto e imagem fixa ou móvel, que pode ser vista quase instantaneamente por milhões de pessoas.
Um dos problemas relacionados com esta massificação da informação é que, como um reflexo da vida em sociedade, podemos encontrar informação útil e verdadeira, mas, ao mesmo tempo, deparamo-nos com informação falsa e manipulada que procura servir interesses, por vezes obscuros, que em nada ajudam o progresso do Homem.

No debate sobre a informação falsa ou notícias falsas (Fake News) podemos encontrar visões otimistas acerca da maneira como se pode ultrapassar este problema e visões pessimistas de como este problema irá influenciar a sociedade do futuro como as de Steve Cutts que satiriza através de excelentes "Cartoons" como a sociedade pode ser influenciada com esta utilização massiva da tecnologia e os resultados perversos da manipulação da informação.


Fonte http://www.stevecutts.com/
 
Por outro lado existem visões otimistas como a de Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipédia que defende num artigo do jornal Guardian, "Does the rise of false information signal a dark age of the internet? Not if users can recover the open spirit of the web pioneers" uma visão optimista de como se pode combater o crescimento das informações falsas (Fake News) que proliferam cada vez mais na "Internet". Wales defende que se pode combater tudo o que há de mais perigoso na “internet”, como as notícias falsas, com o espírito de ingenuidade característica dos primeiros utilizadores da “internet”. Por cada ação perigosa que encontramos podemos encontrar uma multiplicidade de ações positivas e úteis que, segundo ele, irão fazer diluir as primeiras. Este será o espírito que o levou a criar a Wikipedia há 20 anos.

Ainda numa visão otimista em favor da verdade e cética em relação à falsidade, um dos melhores exemplos para combater tudo o que há de perigoso na informação disponibilizada na “internet” e não só, vem dos conselhos de uma das mentes mais brilhantes do século XX, o infelizmente já desaparecido físico, biólogo, astrónomo, astrofísico e cosmólogo Carl Sagan. Num dos seus livros, The Demon-Haunted World, lançado em 1995, Sagan disponibiliza uma série de princípios que podem também ser usados para diferenciar a informação verdadeira e apoiada em evidências das ciências úteis para o progresso da humanidade das informações falsas das pseudociências que proliferam por esse mundo fora. Embora esses princípios tenham sido criados a pensar na ciência em favor do método científico, estão a ser usados atualmente como um "kit" anti falsidade para encontrar noticias falsas como se pode verificar num artigo da plataforma QUARTZ de Corine Purtill, Lie-proof your life with Carl Sagan's "baloney detection" checklist. Todos estes princípios estão subjacentes à ideia de que promover a educação das pessoas é o melhor método para se combater a falsidade e a falta de transparência. Usando, por exemplo, o primeiro princípio percebe-se logo como é fácil encontrar uma falsa notícia nas redes sociais; sempre que possível deve-se procurar uma confirmação independente dos factos. Aconselhamos vivamente a ler o artigo e verificar todos os princípios, que até não são muitos, para se chegar ao conteúdo que verdadeiramente interessa em toda a informação que corre atualmente no mundo através da "internet".

Fontes:

WALES, Jimmy, Does the rise of false information signal a dark age of the internet? Not if users can recover the open spirit of the web pioneers, The Guardis, 2017,  https://www.theguardian.com/commentisfree/2017/feb/03/online-transparency-fake-news-internet

PURTIL, Corine, Lie-proof your life with Carl Sagan's "baloney detection" checklist, Quartz, 2017,
[Consultado em 01/01/2020], Disponível em https://qz.com/959775/carl-sagans-baloney-detection-kit-can-help-you-spot-fake-news-and-weaponized-lies/

SAGAN, Carl, DRUYAN, Ann. O Mundo Assombrado pelos Demónios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, Random House, Estados Unidos, 1995.


Este livro pode ser ouvido como AudioBook em:




 

Comentários

Mensagens populares