Uma viagem virtual

Um tour virtual com perguntas
 
Um exemplo de que se pode fazer com imagens e vídeos 360º aliados a módulos de elearning. O trabalho não apresenta a qualidade de imagem pretendida por não ter sido possível produzir fotos com melhor qualidade devido ao museu se encontrar fechado por causa da pandemia. 
 
Igreja da Madre de Deus
 
Este tipo de viagens virtuais são compatíveis com todos os LMS que suportem SCORM, podendo assim integrar o sistema de avaliação de um curso suportado por estes sistemas de gestão de ensino online. Este é um exemplo de gamificação que permite criar perguntas e validar os resultados atingidos.
 
Este foi um trabalho (protótipo) a pensar na educação informal dos museus. As perguntas não foram feitas a pensar na avaliação formal, mas existe sempre a possibilidade de criar questionários formais com avaliação sumativa para valorizar a aprendizagem disponibilizada na viagem virtual. É um recurso onde se pode acrescentar e combinar todo o tipo de ficheiros multimédia: textos, fotos, vídeos, som, interatividade e objetos 3D. 

O primeiro passo foi produzir as imagens 360º, neste caso fotos, mas podiam ser vídeos. O segundo foi criar um pequeno texto com algumas informações úteis para o conteúdo a ser exposto. Finalmente conceber as perguntas e valorizar as respostas com um módulo de elearning através da gamificação. Só criamos duas perguntas de resposta única fechada mas também é possível criar questionários de resposta múltipla e perguntas abertas.

Ferramentas usadas: máquina fotográfica 360, mas é possível criar fotos deste tipo com as máquinas convencionais usando software de conversão; software de produção de tours virtuais 3DVista que permite criar estas viagens em vários formatos. Pode criar executáveis que correm em qualquer computador sem ligação à internet, assim como prepara ficheiros para publicação online como é o caso deste pequeno exemplo.

O limite é mesmo a imaginação. Tenho pena que os nossos museus não usem mais estas ferramentas para promover as suas coleções. Principalmente neste período de confinamento geral. Este é o meu propósito.
 


Cumprimentos

Comentários

Mensagens populares