Tecnologias e Ferramentas para a Criação de AVAs

Para qualquer um entrar neste assunto, convém esclarecer para quem nunca ouviu falar de AVAs em que é que consistem:

AVAs são ambientes virtuais de aprendizagem, o que em educação significa que ao contrário da sala de aula física, com todo o equipamento a que estamos habituados, o quadro, a secretária do professor e as cadeiras e mesas preparadas para os alunos, estamos perante uma sala virtual, que não existe fisicamente, mas é algo abstracto, virtual, onde o equipamento físico é substituído por equipamentos digitais que podem ser computadores, tablets e telemóveis. É necessário ter em atenção que o mais importante, no seio de um ambiente deste género, é que os paradigmas de educação e o modo como se aprende, de um modelo e do outro, são completamente diferentes.

O tema relacionado com a escolha da tecnologia e das ferramentas para a criação dos ambientes virtuais de aprendizagem foi muito concorrido e permitiu cimentar uma série de conceitos relacionados com esta temática. É um facto que a aprendizagem do futuro passará inevitavelmente pelo uso da tecnologia disponível, quer seja com modelos híbridos, onde se alia o ensino presencial com o ensino a distancia e com o uso dos dispositivos electrónicos, quer seja em modelos completamente virtuais, onde a sala de aula não existe e tudo se passa usando essa mesma tecnologia. 

Como defendi no debate é necessário, para fazer a melhor escolha, reflectir sobre sobre os objectivos que se querem atingir com os cursos propostos usando como mediação as diferentes tecnologias disponíveis para a educação. O que está aqui em causa é a escolha do melhor ambiente digital de aprendizagem de maneira a atingir esses objectivos.

 


 

Mas o que é um ambiente digital de aprendizagem?

Nas minhas pesquisas encontrei muitas definições, esta é uma delas, “Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos” (Almeida, 2003). 

E quais são esses objectivos? Dependem do tipo de conteúdos que se querem transmitir e das competências a desenvolver. Dai se falar que um dos primeiros passos na criação de cursos online seja a avaliação de necessidades, o "needs assessement" que na fase de planeamento dos cursos pode passar pelo uso de modelos como o ADDIE.

As competências a desenvolver nos alunos são aqui um elemento chave pois existem diferentes grupos de ferramentas que permitem desenvolver diferentes competências.

A partir destas definições e com o evoluir do debate verificámos que para além da definição de objectivos e da escolha das competências a desenvolver temos de definir qual o tipo de modelos e pedagogias que queremos aplicar. Mas este não é um processo simples, sobretudo porque como o professor Moreira chegou a referir "não existe mesmo uma tecnologia/pedagogia/metodologia única que se aplique a qualquer processo de ensino e aprendizagem. Pluralização para a personalização é algo nuclear para esta realidade educativa do século 21."

A escolha da plataforma e das ferramentas passa então por uma boa definição dos objectivos da aprendizagem, pelo conhecimento das competências a desenvolver nos alunos e por um bom conhecimento das diferentes tecnologias e dos modelos pedagógicos que estas podem ajudar a suportar quando se pretende ensinar qualquer conteúdo. E tudo isto permite uma personalização da aprendizagem onde o aluno poderá ser, se tudo for bem aplicado, o centro de todo o seu conhecimento. 

Referências:

Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29(2), 327-340. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022003000200010&script=sci_arttext

 

 


Comentários

Mensagens populares