A educação e o modo de estar no mundo
Faço aqui uma pequena reflexão com poucas e humildes intenções. Tenho de revelar que me faz muita confusão toda a problemática acerca das desigualdades que se verificam todos os dias, em todo o tipo de relações, entre seres vivos e entre estes e tudo o resto que existe neste, agora, pequeno planeta que recebeu das forças que gerem o universo, o milagre ou o azar da sustentação da vida. Como sabemos este fenómeno, até hoje, é único, isto porque ainda não foi provado existir em mais nenhum local conhecido do universo, a vida e ainda mais complexo, a vida inteligente.

O digital está a avançar a passos largos em todas as sociedades humanas neste planeta e é algo que assusta alguns e que os preocupa em relação à forma como o futuro será organizado. Mas temos de compreender que o digital e os instrumentos que o suportam são um reflexo de quem os criou. No caso da inteligência artificial, por exemplo, esta só vai desenvolver aquilo que aprendeu num primeiro momento por parte da consciência de quem a está a criar. Se for uma consciência que não se preocupe muito em respeitar tudo o resto é assim que irá evoluir e aprender ao longo do tempo.
Temos de procurar abrir as mentes para a aprendizagem ao longo de toda a vida. Uma mente aberta a aprender é uma mente aberta também à diferença e só assim poderá respeitar o que a rodeia. A educação e o respeito são a solução para os problemas do mundo.
Comentários
Enviar um comentário