O portal de pesquisa de recursos científicos B-On - Parte I

Este é um post sobre um dos recursos criados na World Wide Web que servem para lidar com a construção da sociedade do conhecimento. A biblioteca do conhecimento online B-On.

https://www.b-on.pt/

No dia 19/01/2022 no âmbito das atividades do Seminário de Orientação do Mestrado de Pedagogia do e-Learning foi proporcionada uma formação de acesso à plataforma online B-On, a qual, devido à hora em que foi realizada, não pude estar presente por motivos profissionais, mas que convém, por motivos de facilitação de materiais e acesso a recursos aí disponíveis para a realização dos trabalhos de investigação em que nos encontramos empenhados, rever e aprofundar o modo como se pode e deve aceder a esta plataforma de maneira a pesquisar a sua oferta e encontrar de uma maneira otimizada a informação pretendida.

Mas em que consiste mais precisamente esta plataforma de disponibilização do conhecimento. A melhor maneira para o perceber é verificar a sua missão:

"Garantir o acesso a um vasto número de publicações de natureza científica e serviços eletrónicos à comunidade académica e científica nacional."

 E como se pode garantir esse acesso a todos os interessados? 

A plataforma pode ser acedida de várias maneiras. Através de uma instituição como a UAb que facilita aos seus variados utilizadores uma VPN (Rede privada virtual) que, por o ser, permite o acesso seguro e privado a variados conteúdos na World Wide Web, entre os quais a B-On. Ou, para o público em geral, e este aplica-se a todos os interessados a nível global, pelo seu endereço, já aqui referido, https://www.b-on.pt.

Usando a VPN da UAb existem várias opções para entrar nesta plataforma, considerando-se aqui a mais simples que será colocar o seu endereço nos favoritos do seu browser habitual e entrar diretamente na página de login da VPN. Onde para entrar basta colocar as credenciais que a Universidade lhe disponibilizou. Aqui já depende do modo como cada um organiza os seus marcadores preferidos e qual a maneira que se sente mais confortável para entrar em cada um deles. Mas, tendo um favorito com o endereço https://vpn.uab.pt é a maneira mais rápida para entrar na VPN da UAb.

Uma outra maneira ainda mais simples, será criar no seu ambiente de trabalho atalhos para estes endereços, e isto aplica-se tanto no Windows como em MacOS ou em Linux se considerarmos aqui os sistemas operativos mais comuns.

Atenção que os "Icons" podem variar conforme o seu browser predefinido. Neste caso é o Firefox.

Uma outra maneira de entrar será através da plataforma da UAb procurando os serviços de documentação da Universidade, que se podem encontrar em "Icon", no desenho atual da página inicial, no fim da página (Footer) em:

 seguidamente em acesso remoto,

 entrando na VPN,

colocando seguidamente as credenciais da Universidade no "Login" e escolhendo o Icon da B-On,


Na segunda parte iremos comentar um pouco a organização desta plataforma de acesso ao conhecimento cientifico e testar um pouco as pesquisas que proporciona em função das escolhas de quem a utiliza.

Uma dica importante para a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais: Depois de entrar e utilizar qualquer plataforma onde é necessário entrar através de um "Login" e colocando as suas credenciais, deve-se procurar sair sempre efetuando o "logout". Isto de maneira a não deixar a plataforma usada em aberto até pelo menos o sistema fazer o "logout" automático. No caso da nossa VPN será no alto à direita em:

 

 

Obrigado pela leitura e até breve.


 

Comentários

Mensagens populares