O portal de pesquisa de recursos científicos B-On - Parte II

O portal de pesquisa do conhecimento científico é uma excelente ferramenta para encontrar todo o tipo de informação relacionada com as nossas pesquisas, disponibilizando recursos de vários tipos que podem ser usados nos nossos trabalhos de investigação.

Sendo uma pessoa prática considero que a melhor maneira de descrever este contributo é mostrar como se pode construir uma pesquisa no B-On e como recolher os recursos pretendidos. 

Uma nota que tenho de aqui deixar é que entrando nesta plataforma pela nossa instituição, com o método descrito na primeira parte deste "post" e como está também referenciado na apresentação da sessão do dia 19 de Janeiro, ainda não encontrei maneira de fazer o primeiro registo na plataforma EBSCO, isto porque não aparece no ecrã de entrada a opção para fazer o registo de uma nova conta, nem aceita as credenciais da Universidade, mas atenção que esta situação não é impeditiva de fazer pesquisas e obter os recursos pretendidos. Algumas das funcionalidades não ficam disponíveis como a opção de guardar e organizar pesquisas na nossa área de trabalho.

No serviço de pesquisa, escolhendo a opção Iniciar Sessão não aparece de seguida a opção para criar novo registo. Poderá ser devido à nossa condição de estudantes, mas ainda não conseguimos apurar a razão. Mas, volto a referir, não é impeditivo de se obterem os recursos desejados com algumas limitações.

 Deixando de lado este pequeno problema que terá alguma razão ainda não apurada iremos prosseguir para a pesquisa avançada para mostrar aqui como se pode obter os desejados recursos para o nosso trabalho de investigação.

Escolhendo a opção pesquisa avançada, porque me interessa fazer uma pesquisa por duas palavras que existam em simultâneo no mesmo recurso, para isso tenho de usar o boleano "AND" porque se fosse usar o boleano "OR" iria obter uma resposta à pesquisa mais alargada e isso não me interessa para o meu trabalho de dissertação do mestrado.

E escolhendo as duas palavras que me interessam em simultâneo para a pesquisa,

Elearning e Museum, obtive como resultado uma lista onde escolhi um recurso da ERIC que disponibiliza um artigo com possibilidade de descarregar o texto completo no formato PDF, que irei juntar à base de dados de conhecimento que estou a construir para o meu projeto, usando a aplicação Mybase Desktop que é uma base de dados de conhecimento (FREEFORM) que pode ser construida de acordo com as nossas necessidades. Esta aplicação não é grátis mas tem ótimas funcionalidades para este tipo de trabalhos.

Como podem verificar na imagem este recurso tem o texto completo disponível e pode ser descarregado,

A entrada com ficheiro descarregado em "Attachment" na minha base de dados de conhecimento para a dissertação,


Em relação à B-On aconselhamos a verificarem no menu os itens de Apoio ao Utilizador porque ai podemos encontrar todo o tipo de ajudas que passam por Webinars de ajuda à utilização da plataforma, vídeos, cursos de e-Learning, etc.

Por exemplo a página de tutoriais onde podemos ver uma lista de alguns dos fornecedores de conteúdo cientifico que podemos encontrar na B-On:

 https://vpn.uab.pt/https/www.b-on.pt/tutoriais-editoras/

Obrigado pela leitura e até breve.


 






Comentários

Mensagens populares