A irmandade do conhecimento
Olá a todos
Uso neste "post" um titulo recuperado da trilogia "O senhor dos anéis" porque acredito no poder do conectivismo, como teoria para a educação, para chegar ao conhecimento e à verdade nesta sociedade conectada do século XXI.
No meu entender a teoria desenvolvida por pensadores como George Siemens e Stephen Downes nunca foi tão relevante como agora. Pensando em posts anteriores divulgar a teoria dos grafos e o uso dos grafos é uma das evidencias deste meu interesse pelo conectivismo. Chegar ao conhecimento através das relações que se estabelecem entre as entidades.
| Imagem criada pelo Gemini Pro 3 usando as indicações do autor deste post |
Será este o método de educação indicado para sobrevivermos à IA, às "Fake News" e às reações cada vez mais polarizadas de todos os sectores que encontramos na narrativa atual?
Acreditamos que sim e que todos devemos aprender a seguir determinados passos para chegar ao conhecimento e à verdade nos tempos que correm onde a informação disponível está em constante mudança e o que era verdade até à pouco deixa de o ser muito rapidamente a todos os níveis. Num mundo onde a IA cada vez mais responde a tudo, memorizar os factos vai perdendo o seu valor.
O valor está em conectar factos e a partir dai fazer crescer o conhecimento. Aprender é cada vez mais o processo de conectar nós especializados ou fontes de informação. Isto é verdade para várias situações na aprendizagem, tanto para aprender o que é novo e com pela maneira em como resolver os problemas, que surgem constantemente em situações já anteriormente conhecidas. O conectivismo valoriza a atualidade do conhecimento, a dinâmica da procura constante conhecimento e é estabelecendo conexões que conseguimos nos manter atualizados, Mas é preciso aprender a seguir este caminho a ter uma mente sempre aberta.
O Antídoto para as "Fake News"
As Fake News funcionam isolando as pessoas. O Conectivismo funciona conectando-as.
A diversidade de opiniões: Um princípio central do conectivismo é que o conhecimento reside na diversidade. Se a nossa rede só tem canais que pensam como nós, não estamos a aprender, estamos num eco.
O reconhecimento de padrões: Ao termos múltiplos nós (fontes de esquerda, direita, ciência, dados, IA, etc), conseguimos ver onde a informação não bate certo. As "fake news" caem por terra quando cruzadas com uma rede robusta.
O pensamento crítico em rede: A verdade não é um destino, é um processo de navegação contínua.
Como ser um Conectivista hoje?
Não consumir passivamente. Temos de encontrar e escolher os nós de aprendizagem.
Se uma fonte partilha "Fake News" constantemente, corta com essa fonte, deixa de alimenta a mentira. A qualidade da nossa aprendizagem depende da saúde das conexões que criamos.
O conectivismo é cíclico. Ao partilhar o que sabemos (num blog, por exemplo), tornamos-nos num nó valioso para outros, fortalecendo a rede global.
Segue-se duas listas com algumas das características do conectivimo quando relacionadas com a aprendizagem tradicional:
- Foco: Memorizar factos ("O quê")
- Fonte: O Professor / O Livro
- Atitude: Passiva / Consumo
- Reação a "Fake News": Aceita se parecer autoridade
- Foco: Encontrar fontes ("Onde")
- Fonte: A Rede (Pessoas + IA + Dados)
- Atitude: Ativa / Curadoria e Conexão
- Reação a "Fake News": Verifica cruzando nós diversos.
Obrigado
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