Duas leituras sobre a temática do elearning

Para ajudar a compreender a emergência do elearning, as suas teorias pedagógicas e o papel dos professores neste tipo de ensino, proponho a leitura de um artigo e de um livro de dois investigadores que se debruçam sobre esta temática:


Cada livro é uma luz de conhecimento - Lee Jungho

1. New Sckemas for Mapping Pedagogies and Technologies de Grainne Conole.


Grainne Conole é professor de elearning da Open University de Inglaterra e tem um blog bastante ativo onde divulga toda uma série de debates, reflexões, artigos, livros, relatórios, etc sobre esta temática.  http://www.e4innovation.com/
  
O autor deste artigo reflete sobre o uso das novas tecnologias e da chamada Web 2.0 e o seu real impacto na educação. Propõe uma reflexão sobre se o uso das ferramentas tecnológicas para apoio ao ensino não estará a determinar esse mesmo ensino e constrói uma matriz, não definitiva, de aplicação das ferramentas tecnológicas adequadas a cada um dos focos principais de cada uma das teorias educativas que se desenvolveram ao longo do tempo para melhorar a aprendizagem.

A partir da ideia de desfragmentação do conhecimento adquirido, este artigo analisa uma série de novas teorias do conhecimento que procuram passar o ensino, mesmo aplicando teorias como o construtivismo social, de uma pedagogia onde o papel do professor ainda continua a ser o “especialista privilegiado” do conhecimento, para um ensino de maior abrangência, que procura cobrir todos os princípios pedagógicos das várias teorias educacionais, mas onde o professor terá mais um papel de parceiro na aprendizagem, porque o conhecimento está em todo o lado. 

2. e-Learning Ecologies: Principles for New Learning and Assessement de Bill Cope e Mary Kalantzis.

Bill Cope e Mary Kalantzis para além de autores de livros sobre pedagogia no ensino são professores da University of Illinois e do seu programa de  mestrado e doutoramento em Learning Design and Leadership.

Neste livro são estudadas as transformações que o uso das novas tecnologias, dispositivos eletrónicos de todo o tipo, provocam no ensino e na aprendizagem e como também transformaram a relação professor/aluno. Para isso os seus autores apresentam sete e-aprendizagens que permitem passar da educação apoiada na didática pedagógica centrada no professor e direcionada para cada um dos alunos para uma educação de pedagogia relacional/reflexiva onde todos os seus agentes, alunos e professores interagem em todas as direções. 


Para cada uma das dimensões educativas são apresentadas sete pedagogias apoiadas em formas de ensino didático pedagógicos (DP) e as sete novas formas de ensino (RP) apoiadas pela tecnologia.

Sete dimensões educativas / Sete didáticas pedagógicas / Sete pedagogias reflexivas :


Dimensão Espaço-Temporal - DP = Confinado pelas quatro paredes da sala de aula e celas do horário - RP = Aprendizagem Omnipresente: em qualquer lugar, a qualquer hora, de qualquer maneira

Dimensão epistêmica - DP = O aluno como consumidor de conhecimento, aquisição passiva de conhecimento, memorização - RP = Criação de Conhecimento Ativo: o aprendiz como produtor de conhecimento e descobridor/navegador de conhecimento discernimento


Dimensão Discursiva - DP = Alfabetização académica: livros didáticos tradicionais, atribuições de alunos e testes - RP = Significado Multimodal: novos textos de multimédia, representações multimodais de conhecimento

Dimensão avaliativa - DP = Ênfase em avaliações sumativas e julgamentos retrospetivos que servem a propósitos gerenciais, mas não são imediatamente acionáveis -RP = Feedback recursivo: avaliação formativa, comentário prospetivo e construtivo, análise de aprendizagem

Dimensão Social -DP = O aluno isolado, com foco na cognição e memória individuais - RP = Inteligência Colaborativa: aprendizado ponto a ponto, sourcing memória social e utilização de ferramentas de conhecimento disponíveis

Dimensão Cognitiva -DP = Foco nos fatos a serem lembrados, teorias a serem aplicadas corretamente -RP = Metacognição: pensar no pensamento, auto-reflexão crítica sobre processos de conhecimento e práticas disciplinares

Dimensão Comparativa - DP = Homogeneização, currículo de tamanho único, ensino padronizado e avaliação -RP = Aprendizagem Diferenciada: aprendizagem flexível, auto-expressiva e adaptativa, abordando cada aluno de acordo com os seus interesses, autoidentidade e necessidades

O livro também é apresentado sobre a forma de um site onde podemos analisar todas estas propostas educativas com mais profundidade.


Boas leituras

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