A educação digital e os ecossistemas de aprendizagem - Parte I
Para a cadeira de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2020 foi introduzida uma discussão sobre a importância da educação digital e dos ecossistemas digitais em rede para a aprendizagem, isto de forma a se compreenderem os conceitos mais importantes acerca desta problemática da educação do século XXI.
Por ter sido uma discussão tão rica e tão esclarecedora, teremos de fazer uma divisão em várias partes de maneira a abordar a enorme quantidade de conceitos e de perspetivas discutidas acerca deste tema. Será necessário numa primeira parte esclarecer alguns dos conceitos em causa para se enquadrar da maneira mais simples o que se encontra aqui em discussão.
O que estamos aqui a discutir e como se enquadra na problemática da educação e da aprendizagem nos dias que correm?
Temos de apontar vários pontos para enquadrar esta discussão:
1. Estamos a viver os tempos da transformação digital. O que significa isto?
O desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, provocaram na realidade das sociedades atuais uma transformação no modo como as pessoas interagem no seu seio. Como interagem entre si e como interagem com toda a informação disponibilizada por inúmeras fontes, que podem ir das notícias geradas pelos mais variados meios de comunicação até ao conhecimento cientifico, criado em centros de investigação, empresas, universidades, etc. É na mediação entre todas estas interações que surgem as tecnologias da informação e da comunicação e que sustentam a designada transformação digital.
Em suma, "novas conceções surgiram, novas práticas, ocupações, tudo
mudou em tão pouco tempo. Fala-se em Sociedade Mediática, em Era
Digital, Era do Computador; a sociedade passou a ser denominada não por
aquilo que é ou pelos seus feitos, mas a partir dos instrumentos que
passou a utilizar para evoluir" (Kohn, Moraes, 2007). É o uso destes novos instrumentos, que utilizamos em todas as vertentes das sociedades modernas que sustenta a transformação atual da sociedade.
A vertente de mediação que nos interessa para esta discussão é precisamente o uso dessa tecnologia e da infraestrutura de comunicação por ela sustentada, a rede mundial de dispositivos conectados a que comummente se dá o nome de "Internet", nos processos de educação e de aprendizagem. A sua influência sobre os processos de educação tradicionais que evoluíram assentes em diversas teorias da educação desde o século XIX e a sua transformação para novas formas de educação por elas sustentadas.
Pretende-se com esta discussão e no âmbito dos propósitos desta unidade curricular, compreender a importância da educação digital (sustentada pela tecnologia) e dos ecossistemas digitais em rede (na World Wide Web assente sobre a "Internet"), como espaços onde coabitam diferentes ambientes de aprendizagem e apresentar aqui, de uma maneira simples em que consistem estes conceitos de educação:
- Aprendizagem em rede,
- Software social,
- Estímulos e desafios para os sistemas educativos,
- Novas didáticas para a docência em ambientes virtuais de aprendizagem, sustentados pela tecnologia digital.
- Sociabilidades - interagir com os outros (humanos e não humanos),
- Presencialidade - a noção que temos do passado e a atual em que estamos sempre conectados,
- Organização - dos sistemas e a sua reestruturação para o digital,
- Colaboração - um dos principais princípios da presença online,
- Participação - outro princípio,
- Acesso rápido e livre - um desejo inerente ao alargamento do acesso à informação,
- Partilha - outro dos principais princípios da presença online.
Obrigado pela leitura e até breve,
Pedro Ribeiro
Referências:
Digital Ecosystem (2007). The information resource about the european approach on digital business ecosystems.
Moreira, A. & Porto, C., (2017). Ambientes de Aprendizagem Digitais em Ecossistemas Educativos. Educação no ciberespaço. EDUNIT.
Moreira, A. & Rigo, R., (2018). Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação 10(22) 107-120. http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5303.
Kohn, Karen. Moraes, Cláudia Herte de. (2007). O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. Intercom.
Comentários
Enviar um comentário