A educação digital e os ecossistemas de aprendizagem - Parte I

Para a cadeira de Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2020 foi introduzida uma discussão sobre a importância da educação digital e dos ecossistemas digitais em rede para a aprendizagem, isto de forma a se compreenderem os conceitos mais importantes acerca desta problemática da educação do século XXI.

Por ter sido uma discussão tão rica e tão esclarecedora, teremos de fazer uma divisão em várias partes de maneira a abordar a enorme quantidade de conceitos e de perspetivas discutidas acerca deste tema. Será necessário numa primeira parte esclarecer alguns dos conceitos em causa para se enquadrar da maneira mais simples o que se encontra aqui em discussão.

O que estamos aqui a discutir e como se enquadra na problemática da educação e da aprendizagem nos dias que correm? 

Temos de apontar vários pontos para enquadrar esta discussão:

1. Estamos a viver os tempos da transformação digital. O que significa isto?

O desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, provocaram na realidade das sociedades atuais uma transformação no modo como as pessoas interagem no seu seio. Como interagem entre si e como interagem com toda a informação disponibilizada por inúmeras fontes, que podem ir das notícias geradas pelos mais variados meios de comunicação até ao conhecimento cientifico, criado em centros de investigação, empresas, universidades, etc. É na mediação entre todas estas interações que surgem as tecnologias da informação e da comunicação e que sustentam a designada transformação digital.

Em suma, "novas conceções surgiram, novas práticas, ocupações, tudo mudou em tão pouco tempo. Fala-se em Sociedade Mediática, em Era Digital, Era do Computador; a sociedade passou a ser denominada não por aquilo que é ou pelos seus feitos, mas a partir dos instrumentos que passou a utilizar para evoluir" (Kohn, Moraes, 2007). É o uso destes novos instrumentos, que utilizamos em todas as vertentes das sociedades modernas que sustenta a transformação atual da sociedade.  

 A educação sustentada pela tecnologia pode assumir diversas formas.

A vertente de mediação que nos interessa para esta discussão é precisamente o uso dessa tecnologia e da infraestrutura de comunicação por ela sustentada, a rede mundial de dispositivos conectados a que comummente se dá o nome de "Internet", nos processos de educação e de aprendizagem. A sua influência sobre os processos de educação tradicionais que evoluíram assentes em diversas teorias da educação desde o século XIX e a sua transformação para novas formas de educação por elas sustentadas.

Pretende-se com esta discussão e no âmbito dos propósitos desta unidade curricular, compreender a importância da educação digital (sustentada pela tecnologia) e dos ecossistemas digitais em rede (na World Wide Web assente sobre a "Internet"), como espaços onde coabitam diferentes ambientes de aprendizagem e apresentar aqui, de uma maneira simples em que consistem estes conceitos de educação:

  • Aprendizagem em rede,
  • Software social,
  • Estímulos e desafios para os sistemas educativos,
  • Novas didáticas para a docência em ambientes virtuais de aprendizagem, sustentados pela tecnologia digital.
 2. Mas afinal o que é um ecossistema digital aplicado à educação?

A colega Ana Couto apresentou num dos seus comentários uma série de definições que ajudam a se perceber em que consistem estes ecossistemas: 
 
A designação de Ecossistemas Digitais equipara-se não só na teoria, mas também, na prática aos ecossistemas naturais. Na mesma medida podemos encontrar um sistema de complexidade, dinamismo, interação e interdependência entre todos os intervenientes (Digital Ecosystem, (2017) apud Moreira & Rigo, 2018) que coexistindo num determinado local, acabam por garantir a estabilidade a este sistema. 
 
O que aqui acontece é que este mesmo ecossistema transpôs o território físico e instalou-se na rede digital, alicerçando-se nas suas características cooperativas, de aprendizagem em rede através partilha de conhecimento e experiências entre os seus atores. Esta perspetiva potencia a criação de um ambiente rico em conhecimento. (Moreira & Porto, 2017). 
 
Este é um espaço maleável e dispõe de uma capacidade de adaptabilidade a qualquer área disciplinar, desde que se adequem os conteúdos pertinentes a cada uma das áreas (Moreira & Rigo, 2018). 
 
O que estamos aqui a tratar é de sistemas educativos que se organizam no interior de vários ecossistemas de maneira a manter uma certa estabilidade do todo (teoria dos sistemas). E este todo foi transmutado de um mundo físico (ensino presencial) para um mundo virtual (usando a tecnologia como mediação) onde interagem entre si humanos e dispositivos de comunicação. Do ecossistema do ensino presencial passamos para outros ecossistemas que podem ir das formas hibridas, onde se misturam presencial e virtual até ao ecossistema do ensino puramente virtual que é o eLearning. Atenção que estamos aqui a deixar um pouco de lado o ensino a distância, que é um outro ecossistema com características muito próprias e que pode tocar em todos os outros referidos anteriormente. 
 
Entretanto, o colega Jardel Garcia introduziu mais uma série de conceitos que ajudam, também eles, a esclarecer toda esta problemática relacionada com os ecossistemas digitais de educação. Moreira e Schlemmer (2019) dizem que para conceber a educação nos dias de hoje é inevitável integrar o processo de ensino e aprendizagem ao quotidiano dos indivíduos e potencializar as suas sociabilidades. Creio ser este o princípio de um ecossistema: a convergência de ambientes de interação entre espécies, ambientes e comunidades (Moreira et al, 2020) onde mudanças rápidas acontecem (pois estão vivos), daí a necessidade de promover a organização, a colaboração, a participação, o rápido acesso e a partilha. 
 
O processo de ensino deve ultrapassar o ensino formal e chegar a todo o tipo de interações, ao quotidiano dos indivíduos e o digital é uma forma de potenciar este principio. A aprendizagem deve chegar a todos em qualquer lugar a qualquer hora, este é o lema do nosso blog é a educação em qualquer lugar a qualquer hora. Aqui encontramos mais uma série de conceitos que se encontram associados aos ecossistemas digitais e à discussão em torno do que representam. Não nos podemos esquecer que estamos sempre aqui a falar de comunicação, da informação e do conhecimento.
  • Sociabilidades - interagir com os outros (humanos e não humanos),
  • Presencialidade - a noção que temos do passado e a atual em que estamos sempre conectados,
  • Organização - dos sistemas e a sua reestruturação para o digital,
  • Colaboração - um dos principais princípios da presença online,  
  • Participação - outro princípio,
  • Acesso rápido e livre - um desejo inerente ao alargamento do acesso à informação,
  • Partilha - outro dos principais princípios da presença online. 
Tudo isto é o que representa estar sempre conectado, estar sempre a aprender, a base do manifesto "onlife" como forma de caracterizar a nossa vida nas atuais sociedades.


Ficamos para já por aqui, isto para não tornar este post numa longa descrição de conceitos. Irão surgir novas partes deste post onde serão apresentados outros conceitos discutidos no debate.

 

Obrigado pela leitura e até breve,

Pedro Ribeiro

Referências:

Digital Ecosystem (2007). The information resource about the european approach on digital business ecosystems.

Moreira, A. & Porto, C., (2017). Ambientes de Aprendizagem Digitais em Ecossistemas Educativos. Educação no ciberespaço. EDUNIT. 

Moreira, A. & Rigo, R., (2018). Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação 10(22) 107-120. http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5303.

 Kohn, Karen. Moraes, Cláudia Herte de. (2007). O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. Intercom.


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