Alguns dos nossos assistentes pessoais na educação
Olá a todos
Já uso há alguns meses o NotebookLM (uma IA do universo da Google) como meu assistente para o estudo das dezenas de artigos e livros que tenho recolhido no desenvolvimento de uma tese de mestrado.
Podemos combinar o seu uso com outros assistentes no sentido de ajudar a desenvolver a maneira como lidamos com ele e como podemos otimizar as suas respostas de maneira a aprender algo de novo e a fazer despoletar novas ideias e novos caminhos dentro do âmbito do tema em estudo.
Uma das suas possibilidades mais interessantes são os mapas mentais que pode criar a partir das fontes que lhe fornecemos e a partir de cada um dos conceitos apresentados desenvolver o seu estudo de maneira mais aprofundada, sempre citando todas as fontes onde recolheu os dados que lhe servem de base para a argumentação que nos apresenta.
Ainda não mandei criar nem "Podecasts" nem vídeos explicativos sobre os assuntos em questão porque não me interessa seguir esse caminho mas também é possível o fazer dentro desta IA. Imaginem a vantagem destas duas possibilidades para as pessoas invisuais.
Agora chega também o ChatGPT5 com um modo de Estudar e aprender que é incrível para ajudar a desenvolver temas e a questionar de um modo criativo o que queremos aprender em qualquer área do conhecimento.
Existem muitas IA's direcionadas para o estudo e para a educação, algumas mesmo propondo desenvolver teses completas com a possibilidade de não serem detetadas pelos programas de deteção de plágio de IA. Tudo isto deve ser muito bem pensado de maneira a evitar que se siga este caminho pois assim teremos, muito rapidamente, uma geração que irá deixar de usar o cérebro para pensar. Se já existem muitos assim imaginem com a ajuda da IA.
Com estas duas IA's que aqui falo isso também poderá acontecer. Só vai depender da educação e das preocupações éticas que cada um terá no seu uso. Se forem usadas de maneira criativa e como assistentes no estudo e no desenvolvimento pessoal serão úteis se for o contrário também poderão ser úteis mas irão assumir a preponderância em relação aos humanos no futuro e ai seremos ultrapassados muito brevemente.
Podemos não gostar mas se não se olhar para tudo o que se está a gerar à volta da IA e se não se conhecer também as suas potencialidades não saberemos lidar da melhor maneira com ela e acreditem que vem para ficar.
"Criatividade é fazer mais do que a primeira coisa que pensamos em fazer" - vejam no fim de quem é esta frase.
Comentários
Enviar um comentário